Agência Panafricana de Notícias

Elementos do M23 afastados das Forças Armadas da RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - Os elementos do ex-movimento rebele congolês M23 não serão reintegrados nas Forças Armadas da RD Congo (FARDC), garantiu sábado o coordenador nacional do mecanismo de acompanhamento do Acordo-Quadro de Paz de Addis Abeba e chefe da delegação governamental às negociações de Kampala, no Uganda.

"Nenhuma das três declarações assinadas quinta-feira em Nairobi, no Quénia, para marcar o fim das negociações de Kampala, fala da integração política dos ex-combatentes do M23. O fim das negociações de Kampala vai limitar-se a agrupar, desarmar e reinserir os ex-combatentes do M23 na vida social", sublinhou Mwamba.

Para Mwamba, a assinatura destes documentos é uma vitória diplomática para a RDC, e que o destino dos ex-combatentes do M23 não abrangidos por sanções "é a vida civil onde eles têm direitos como todos os outros Congoleses, em conformidade com a Constituição".

O Governo da RD Congo e o M23 assinaram separadamente, quinta-feira, em Nairobi (Quénia), documentos que põem assim termo às negociações de Kampala.

-0- PANA KON/AAS/SOC/MAR/IZ 15dez2013