Lomé, Togo (PANA) - As eleições regionais no Togo realizar-seão em 2021, soube a PANA de fonte próxima do Ministério togolês da Administração Territorial.
O Ministério acaba de organizar uma reunião de intercâmbio para recolher opiniões dos partidos políticos, suas preocupações e sugestões para uma "organização bem sucedida destas eleições regionais", cuja data ainda não foi definida.
Muitos partidos políticos interrogados quarta-feira pela PANA propuseram a revisão do texto eleitoral, um diálogo inclusivo entre o Governo e formações políticas, para apaziguar o clima político, e a libertação dos membros da Dynamique Monsenhor Kpodzro (MDK, um grupo de partidos políticos), detidos desde finais de novembro por alegadamente prepararem um "plano de desestabilização das instituições da República."
Estas eleições regionais, se forem organizadas, seguirão as municipais realizadas em junho de 2019, que permitiram a eleição de governadores para 117 comunas.
De acordo com o Código Eleitoral, os vereadores regionais são eleitos por sufrágio universal direto, no escrutínio de lista bloqueado na representação proporcional.
-0- PANA FAA/JSG/MAR/DD 16dez2020