Agência Panafricana de Notícias

Eleições presidenciais no Togo adiadas para 25 de abril

Lomé, Togo (PANA) - As eleições presidenciais no Togo, inicialmente prevista para 15 de abril, foram adiadas para 25 do mesmo mês, anunciou o Governo após uma reunião do Conselho de Ministros ocorrida sexta-feira.

"Este adiamento reflete o desejo de abertura, o espírito de reconciliação do Governo e a sua preocupação de acalmar o clima político com vista a eleições presidenciais pacíficas e serenas", indica um comunicado oficial.

O Governo togolês respondeu favoravelmente a um pedido do presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), o chefe do Estado ganense, John Dramani Mahama, que de passagem terça-feira em Lomé, propôs um adiamento de 10 dias após discussões com todos os candidatos, o Presidente cessante, Faure Essozimna Gnassingbé, e responsáveis da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

Com este adiamento, a CENI deverá rever o seu calendário, nomeadamente a campanha eleitoral prevista para 31 de março, bem como a ordem de passagem dos candidatos nos médias públicos já programado.

Cinco candidatos concorrem às eleições presidenciais, nomeadamente Faure Essozimna Gnassingbé (União para a República), Jean-Pierre Fabre (Aliança Nacional para a Mudança), Gerry Taama (Novo Engajamento Togolês), Aimé Tchabouré Gogué (Aliança dos Democratas para o Desenvolvimento Integral) e Mohamed Tchassona-Traoré (Movimento dos Cidadãos para a Democracia).

-0- PANA FAA/DIM/TON 28março2015