Agência Panafricana de Notícias

Eleições presidenciais no Senegal registam 58 porcento de taxa de participação

Dakar, Senegal (PANA) - A taxa de participação na primeira volta das eleições presidenciais de domingo no Senegal, para a qual foram inscritos quase 5,1 milhões de eleitores, estima-se em cerca de 58 porcento, segundo o Ministério das Eleições.

"É um dado muito bom em relação às expetativas", considerou o diretor de Informação e Comunicação do Ministério das Eleições, Macoumba Coume.

"O escrutínio decorreu em boas condições. No geral, tudo correu bem e nós felicitamos-nos", acrescentou.

A primeira volta das eleições presidenciais no Senegal registou 14 candidatos, incluindo o Presidente cessante, Abdoulaye Wade, cuja candidatura a um terceiro mandato consecutivo é contestada pela oposição pela sociedade civil.

Desde a validação, pelo Conselho Constitucional a 27 de janeiro, da candidatura do Presidente Wade, de 85 anos, a oposição e a sociedade civil, agrupadas no Movimento de 23 de Junho (M23), organizou manifestações de protesto que causaram a morte duma dezena de pessoas após a repressão das forças da ordem em diversas cidades do país.

A oposição e a sociedade civil consideram ilegal a candidatura do Presidente Wade, eleito em 2000 e reeleito em 2007, por a Constituição limitar a dois os mandatos presidenciais.

-0- PANA SIL/JSG/MAR/TON 27fev2012