Agência Panafricana de Notícias

Eleições presidenciais no Senegal decorrem sem problemas, diz Comissão Eleitoral

Dakar, Senegal (PANA) - As eleições  presidenciais de domingo, no Senegal, decorreram globalmente bem em todo o país e no estrangeiro, numa atmosfera geral de calma, paz e serenidade, diz um comunicado da Comissão Eleitoral Nacional (CENA).

"Desde a abertura das assembleias de votos, às 08:00 horas até ao seu encerramento, por volta das 18:00 horas locais, os cidadãos votaram em massa, confirmando assim, mais uma vez, o compromisso do Senegal e dos Senegaleses com os princípios da democracia", precisa o comunicado.

A CENA também saúda, por outro lado, "o comportamento exemplar de todos os cidadãos que mostraram o seu espírito cívico e prestaram homenagem às forças de segurança, cuja presença era visível em todos os locais de votação".

As mesmas homenagens são extensivas aos diferentes candidatos nas urnas, aos seus partidários e aos seus representantes, devido ao civismo e ao espírito democrático de que todos deram prova, permitindo assim a contagem dos votos com calma e transparência, lê-se na nota.

"Finalmente,  a CENA saúda as missões de observação eleitoral que mobilizaram agentes idóneos e vigilantes no terreno, que não pararam de chamar a atenção dos órgãos de gestão eleitoral para as disfunções detetadas", conclui o texto.

-0- PANA CP/DIM/DD 25fev2019