Conacri, Guiné (PANA) - O chefe de Estado guineense, Alpha Condé, convocou terça-feira as eleições presidenciais para 18 de outubro próximo, anuncia um decreto lido na Radiotelevisão Guineense (RTG).
Este decreto confirma a data recentemente proposta pela Comissão Nacional Eleitoral Independente (CENI) que se prepara para reunir-se com os candidatos ou seus representantes às eleições presidenciais para a fixação conjunta da caução e do orçamento da campanha.
Na semana passada, os delegados da Convenção Nacional da Coligação do Povo da Guiné (RPG Arco-íris), no poder, escolheram Alpha Condé para defender as cores do seu partido nas próximas eleições presidenciais, e este disse ter tomado nota desta proposta.
Os partidos do campo presidencial alegaram que a nova Constituição, aprovada a 22 de março, mas boicotada por vários partidos da oposição, garante que "nada impede a candidatura" do Presidente cessante depois de dois mandatos sucessivos de cinco anos.
A nova Constituição, segundo eles, permite ao chefe de Estado cessante concorrer a outro mandato, desta vez alargado para seis anos, renovável uma vez.
O Presidente cessante, de 82 anos, foi o principal líder da oposição durante o regime do falecido chefe de Estado, Lansana Conté, que o deteve em 1998 no dia seguinte às eleições presidenciais, cujos resultados ainda não foram publicados.
-0- PANA AC/TBM/MAR/IZ 11agosto2020