Agência Panafricana de Notícias

Eleições na Tunísia entre outubro e dezembro próximos

Túnis, Tunísia (PANA) - As eleições gerais realizar-se-ão entre 15 de novembro e 15 de dezembro prõximos na Tunísia, de acordo com um calendãrio adotado sexta-feira pela Assembleia Nacional Constituinte tunisina (ANC).

Segundo o presidente da ANC, Mustapha Ben Jaafar, aquelas datas não são definitivas e dependerão da opinião da Instância Superior Independente para as Eleições (ISIE) a ser criada brevemente para organizar e supervisionar o escrutínio que deverá dotar o país de instituições estáveis.

Mais de dois anos depois do derrube do regime ditatorial do então Presidente da República, Ben Ali, a Tunísia está a ser dirigida por um Governo transitório dominado por um movimento islamita, designado pelo partido Ennahdha.

O calendário fixa ainda a data de 27 de abril próximo como último prazo para a conclusão da redação da nova Constituição que será lida pela primeira vez a 8 de julho próximo.

Se não for adotada por dois terços dos 217 deputados, a Constituição será submetida a uma segunda leitura um mês depois.

Se o bloqueio persistir, ela será submetida a um referendo popular.

-0- PANA BB/AAS/MAR/DD 16março2013