Agência Panafricana de Notícias

Eleições municipais adiadas por 2 dias no Burundi

Bujumbura- Burundi (PANA) -- As eleições municipais inicialmente previstas para esta sexta-feira no Burundi foram adiadas por dois dias com vista a permitir a todos os cidadãos em idade de votar levantar o seu cartão de eleitor, anunciou quinta-feira à noite o presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), Pierre Claver Ndayicariye.
A distribuição dos cartões registou um atraso de vários dias devido a "problemas técnicos de impressão", explicou o presidente da CENI.
Os cartões de eleitor foram encomendados no estrangeiro e a sua distribuição devia começar normalmente a 30 de Abril passado para terminar a 11 de Maio corrente.
Os prazos de entrega não teriam sido respeitados pela empresa ugandesa que ganhou o mercado de impressão dos cartões de eleitor anunciados como "altamente securizados".
O presidente da CENI apelou para a calma os três milhões e 500 mil Burundeses que não esperavam este adiamento de último minuto.
A surpresa foi maior ainda na opinião porque quinta-feira acabava de ser declarada feriado nacional para dar tempo suficiente aos cidadãos de levantar os seus cartões.
Uma ronda à capital Bujumbura permitiu contudo à PANA constatar que muitos cartões de eleitor não tinham sido levantados até por volta das 17:00 locais (15:00 GMT) de quinta-feira, limite fixado pela CENI para a sua distribuição.