Agência Panafricana de Notícias

Eleições legislativas marcadas para Novembro nas Comores

Moroni- Comores (PANA) -- Um decreto do chefe de Estado comoriano, Ahmed Abdallah Sabi, fixou para 29 de Novembro próximo, a data de eleições dos deputados e conselheiros da União das Comores.
Inicialmente marcadas para 22 de Novembro, estas sofrem assim um adiamento de uma semana por esta data coincidir com a passagem pelas Comores do Troféu do Mundial de futebol que vai decorrer em Junho de 2010 na África do Sul.
A segunda volta do escrutínio está prevista para 13 de Dezembro, enquanto a campanha para a primeira volta decorrerá de 7 a 27 de Novembro, e a da segunda volta, de 1 a 11 de Dezembro, precisa o decreto presidencial.
Para as eleições dos deputados à Assembleia Nacional das Comores, estão disponíveis 33 assentos dos quais 24 no sufrágio universal directo em 11 circunscrições na Grande-Comores, nove em Anjouan e quatro em Mohéli, as três ilhas que compõem a União das Comores.
Os outros nove deputados serão designados pelos conselheiros insulares na razão de três por ilha, em conformidade com a Constituição do arquipélago adoptada no termo do referendo de 17 de Maio passado.
O mandato do Parlamento terminou em Junho, na confusão e numa atmosfera de desacordo com o executivo.
Estas eleições deverão assim resolver este vazio criado a esse respeito.