Agência Panafricana de Notícias

Eleições legislativas e autárquicas marcadas para outubro em São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Presidente santomense, Manuel Pinto da Costa, marcou para 12 de outobro próximo a data da realização das eleições legislativas, autárquicas e regionais, soube-se de fonte oficial em São Tomé.

“No exercício das competências constitucionalmente atribuídas ao Presidente da República decidi marcar para o próximo dia 12 de outubro as eleições dos deputados à Assembleia Nacional e para os órgãos do poder regional e autárquico”, afirmou o Presidente Manuel Pinto da Costa numa comunicação feita ao país na sexta-feira.

O chefe do Estado santomense disse que a marcação da data das eleições surge na sequência do recenseamento eleitoral e da indispensável atualização dos cadernos eleitorais, por um lado, e, por outro, da criação das condições financeiras necessárias.

“Gostaria de apelar também nesta ocasião para que as campanhas eleitorais se realizem num clima de tranquilidade, elevação e respeito pelas naturais diferenças de modo a que possam ser debatidos os reais problemas que afetam os santomenses e o futuro do país”, sublinhou.

O Presidente Manuel Pinto da Costa apelou aos Santomenses a votarem, explicando que “votar é um direito cívico na medida que estará em causa o futuro de São Tomé e Príncipe”.

A fixação da data realização das eleições legislativas, autárquicas e regionais pelo Presidente santomense acontece depois da pressão sistemática por parte da oposição Ação Democrática e Independente (ADI), a mais recente das quais foi o anúncio desta formação política da oposição de que os partidos estariam a trabalhar para o adiamento do escrutínio para 2015.

-0- PANA RMG/TON 12Julho2014