Agência Panafricana de Notícias

Eleições gerais em Angola marcadas para 23 de agosto

Luanda, Angola (PANA) - Os cerca de nove milhões e 459 mil eleitores angolanos inscritos vão às urnas a 23 de agosto próximo para eleger um novo Parlamento e um novo chefe de Estado em substituição do Presidente José Eduardo dos Santos, que desistiu da sua recandidatura.

A data do escrutínio, que deve ser confirmada por decreto presidencial nos próximos dias, foi anunciada segunda-feira no termo de uma reunião do Conselho da República, órgão consultivo do Presidente Eduardo dos Santos, expressamente convocada para analisar a questão.

Segundo o comunicado final lido pelo procurador-geral da República, João Maria dos Santos,
o dia 23 de agosto deverá ser declarado tolerância de ponto em todo o território nacional.

O anúncio da data seguiu-se a um parecer da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) que considera estarem criadas todas as condições necessárias para que o Presidente Dos Santos, no quadro das suas competências constitucionais e legais, possa convocar as eleições gerais de 2017.

"Estão criadas todas as condições humanas, técnicas, materiais, logísticas e financeiras, pelo que (o Conselho) aprovou, por unanimidade, a proposta do Presidente da República no sentido de que as eleições gerais em 2017 sejam convocadas para o dia 23 de agosto”, declarou.

Fazem parte do Conselho da República, o Vice-Presidente da República, os presidentes da Assembleia Nacional, do Tribunal Constitucional e dos partidos políticos ou coligações com assento parlamentar, o procurador-geral da República e 10 cidadãos designados pelo Presidente da República.

-0- PANA IZ 25abril2017