Agência Panafricana de Notícias

Eleições de chefes de colinas e bairros iniciam-se no Burundi

Bujumbura- Burundi (PANA) -- As eleições dos futuros chefes de colinas e bairros iniciaram-se terça-feira no Burundi, constatou a PANA no local.
Por conseguinte, o dia de terça-feira foi declarado feriado e pago no Burundi para permitir a todos os cidadãos com idade de votar, sobretudo funcionários, estudantes, irem escolher os futuros chefes de colinas e de bairros do país.
Este escrutínio marca o encerramento da maratona eleitoral inédita iniciada a 24 de Maio último com as eleições municipais, passando pelas presidenciais de 28 de Junho e terminando com as legislativas e senatorias de 23 e 28 de Julho último, respetivamente.
Todos estes escrutínios foram ganhos facilmente pelo Conselho Nacional para a Defesa da Democracia/Forças de Defesa da Democracia (CNDD-FDD), partido no poder.
A Aliança Democrática para a Mudança (ADC-Ikibiri), composta por 12 partidos da oposição, parou de participar no processo eleitoral protestando contra "fraudes maciças" que marcaram as municipais de 24 de Maio.
Um novo governo e um parlamento saídos das segundas eleições gerais pós-conflito constituem atualmente instituições chaves da República já criadas mas sem representantes da ADC-Ikibiri.