Eleições de base da federação queniana de futebol anuladas
Nairobi, Quénia (PANA) - O Tribunal Desportivo do Quénia anulou quarta-feira as eleições de base da Federação Queniana de Futebol (FKF, sigla em inglês), occoridas em março último, soube a PANA em Nairobi de fonte despostiva.
Numa reunião das partes envolvidas em Nairobi, o presidente do Tribunal dos Litígios Desportivos (SDT, sigla em inglês), John Ohaga, afirmou, no mesmo dia, que o exercício será doravante feito de baixo para cima.
Aproveitou a oportunidade para acusar a FKF de ter avançado com as eleições antes de este assunto correr seus trâmites perante o Tribunal.
Durante o encontro convocado para permitir às partes envolvidas traçarem o caminho a seguir para as eleições, Ohaga declarou que as novas eleições da FKF serão realizadas da base para o topo, uma vez que, frisou, as anteriores ocorridas na base em março último, foram anuladas.
"A FKF não deve realizar eleições antes de o Tribunal se pronunciar sobre as questões que lhe foram apresentadas. Por conseguinte, a opinião do Tribunal é muito clara. Até quando o Tribunal tomar uma decisão, não pode haver eleições", martelou.
Inicialmente agendada pela FKF para 7 de dezembro de 2019, as eleições não se realizaram porque, segundo Ohada, algumas partes envolvidas recorreram aos tribunais, questionando a constituição defetuosa do conselho eleitoral.
Consequentemente, o Tribunal impediu a Federação de levar a cabo a operação, disse.
Desde então, prosseguiu, vários casos foram apresentados pelas partes envolvidas, entre outros intervenientes, por alegadas violações pela FKF da suas próprias leis eleitorais.
Finalmente, o SDT escreveu à Federação Internacional de Futebol (FIFA), pedindo-lhe para criar um comité de normalização para gerir o desporto, enquanto se aguardavam pelas eleições, mas a proposta foi rejeitada por esta última, de acordo com Ohaga.
-0- PANA DJ/AR/ASA/DIM/DD 04junho2020