Agência Panafricana de Notícias

Eleições de 2020 no Gana foram transparentes e livres, diz Presidente

Accra, Gana (PANA) - O Presidente do Gana, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, declarou que as eleições de 7 de dezembro de 2020 conduzidas pela Comissão Eleitoral Nacional (CNE) foram "transparentes, livres, justas, credíveis e seguras "

Na sua mensagem de Natal à Nação, o Presidente, que obteve um segundo mandato de quatro anos, disse que “temos, no Gana uma boa razão para agradecer ao Senhor pelos progressos que fizemos ».

“A nossa nação está unida e em paz. Continuamos a ser um farol de democracia para o Mundo, tendo organizado eleições transparentes, livres, justas, credíveis e seguras ”, afirmou.

Dos 13.119.460 votos válidos, o Presidente Akufo-Addo do Novo Partido Patriótico (NPP), o partido do Governo, ganhou 6.730. 587 votos ou 51,30 por cento.

O seu principal opositor, o ex-Presidente John Mahama, do opositor Congresso Nacional Democrático (NDC), por sua vez, obteve 6.213.182 votos, ou 47,35 por cento.

No entanto, Mahama e o NDC contestam os resultados, que qualificaram de "fictícios" e de "roubo".

O NDC organizou uma série de protestos em todo o país para denunciar a natureza fraudulenta e tendenciosa das eleições a favor do Presidente Akufo-Addo e do NPP.

A situação pós-eleitoral no país foi igualmente caracterizada por incêndios que arrasaram o mercado de Kantamanto, e uma parte do mercado de Kaneshie, ambos em Accra, e quatro autocarros de transporte público, em Kumasi, capital regional de Ashanti e bastião do NPP.

Além disso, a Polícia ganense proibiu as marchas, protestos e manifestações em todo o país até 10 de janeiro de 2021.

Os preparativos estão em curso para a investidura do Presidente reeleito Akuo-Addo, a 07 de janeiro de 2021.

-0- PANA RA/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 27dez2020