Agência Panafricana de Notícias

ElBaradei preconisa criação de conselho presidencial de transição no Egipto

Cairo, Egipto (PANA) – A principal figura da oposição egípcia, Mohammed ElBaradei, apelou sexta-feira para a formação dum Conselho Presidencial de Transição que inclua personalidades civis realmente representativas provenientes de todas as formações políticas para se juntar às Forças Armadas durante o interregno.

Ex-diretor da Agência Internacional para a Energia Atómica (AIEA) e laureado do Prémio Nobel da Paz, ElBaradei preconizou igualmente uma Constituição temporária que garanta o livre exercício dos direitos políticos, a dissolução do Governo atual que, segundo ele, perdeu toda a legitimidade com a destituição do Presidente Hosni Moubarak e o levantamento do estado de emergência.

ElBaradei insistiu igualmente na necessidade de se abrir a via à formação de novos partidos políticos, à criação de órgãos de imprensa e à elaboração dum calendário estrito aceite por diversos atores políticos sob a coordenação do Conselho Supremo das Forças Armadas.

O Exército egípcio protegeu os manifestantes durante os 18 dias de protesto e comprometeu-se a prosseguir com a implementação dos objetivos da revolução popular, impondo-se como garante duma transição pacífica rumo a um regime democrático e a uma sociedade livre.

ElBaradei disse não ter a intenção de se candidatar à presidência do país mesmo se é designado como um dos candidatos potenciais.

-0- PANA MI/SEG/FJG/AAS/IBA/CJB/DD 18fev2011