Egito vence CAN de Andebol de 2020
Túnis, Tunísia (PANA) – O Egito foi sagrado campeão de África de Andebol, ao derrotar a Tunísia por 27-22, domingo, na final da competição, soube a PANA de fonte desportiva em Túnis.
No palmarés, a Tunísia, anfitriã da competição e então detentora do troféu, possui 10 títulos continentais contra sete para o Egito e a Argélia.
Apesar de jogar, em casa diante, do seu público, os andebolistas tunisinos pareciam tensos, demonstrando precipitação e incompetência, perdendo oportunidades de golos a favor de uma equipa adversa acutilante.
Melhor organizados e mais ágeis, os Faraós dominavam o jogo, desde a primeira parte, com uma vantagem de quatro golos (15-11).
Após a retomada do jogo, os Egípcios continuaram a sua dominação, aproveitando falhas dos atacantes tunisinos para obterem uma vitória amplamente merecida, que os qualifica diretamente para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
O jogo foi suspenso aos 28 minutos, por alguns minutos, devido a arremessas de projéteis por parte do público tunisino.
A Tunísia e a Argélia classificadas nas segunda e terceira posições terão o direito de participar no torneio de qualificação olímpico.
O torneio também serve de qualidficação para o Mundial de 2021, já que as seis primeiras equipas se qualificaram diretamente para esta competição.
Cabo Verde que participava pela primeira na fase final do CAN de andebol, foi a surpresa do campeonato ao classificar-se no quinto lugar atrás de Angola e diante de Marrocos e da República Democrática do Congo.
Eis a classificação final do CAN de Andebol de 2020:
1.º Egito,
2.ª Tunísia,
3.ª Argélia,
4.ª Angola,
5.º Cabo Verde,
6.º Marrocos,
7.ª RD Congo.
-0- PANA BB/TBM/FK/DD 27jan2020