Agência Panafricana de Notícias

Egito reforça relações culturais com África

Cairo, Egito (PANA) - O ministro egípcio da Cultura, Emad Abu Ghazi, anunciou no Cairo que o Egito buscava reforçar e construir relações culturais sólidas com todos os países africanos.

Abu Ghazi, falando durante uma reunião organizada pelo Ministério da Cultura com os embaixadores de África no Egito, denunciou a política africana do deposto Presidente Hosni Moubarak, cujo regime ele acusou de manter relações negligentes com os seus vizinhos e todo o continente.

O ministro da Cultura sublinhou que o tão esperado festival de Luzor será inaugurado em janeiro próximo e que todos os Estados africanos serão convidados.

Por seu lado, o ministro egícpio dos Recursos em Água e Irrigação, Hussein Al-Afty, insistiu no facto de que o Cairo abria uma nova página nas suas relações com toda África.

Al-Afty indicou que o Egito desejava realizar a integração com os seus parceiros da Bacia do Nilo, com os quais partilha o mesmo curso de água, ao declarar que no espírito pós-revolucionário o Egito nunca fugirá as suas obrigações em África.

-0- PANA MI/VAO/FJG/SSB/IBA/MAR/TON 06junho2011