Agência Panafricana de Notícias

Egito reforça cooperação militar com Burundi

Cairo, Egipto (PANA) - O reforço da cooperação militar entre o Egito e o Burundi esteve no centro de um encontro mantido, segunda-feira, no Cairo, entre o chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Egípcias (FAE) e ministro da Defesa, Mohamed Zaki, e o chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Burundesas (FAB), general Prime Niyongabo.

Segundo uma fonte oficial na capital egípcia, o encontro realizado no quadro da visita de Niyongabo ao Egito permitiu aos dois homens analisar "vários temas de interesse comum à luz da situação vigente na região e os aspetos da cooperação militar entre os dois países".

Na ocasião, o ministro egípcio sublinhou a convergência de pontos de vista dos líderes políticos dos dois países "amigos" sobre os esforços para fortalecer a segurança e a estabilidade da região, acrescentou a mesma fonte.

As duas partes também abordaram a necessidade de coordenar os seus esforços e posições sobre várias questões aos níveis regional e internacional.

O chefe militar burundês saudou, por sua vez, os esforços em curso das FAE na guerra contra o terrorismo, para garantir a segurança e a estabilidade regionais e internacionais.

Ele afirmou o seu desejo de reforçar os aspetos da cooperação com o Egito em vários domínios.

-0- PANA YY/IN/DIM/IZ 29out2018