Egito reforça cooperação com Argélia
Cairo, Egito (PANA) - O Egito afirma a vontade de reforçar a cooperação entre os dois países a todos os níveis, nomeadamente económico, a fim de aumentar o volume de trocas comerciais e de investimentos.
A declaração foi feita pelo porta-voz da Presidência egípcia, Bessam Radhi, quando relatava um encontro, sexta-feira última no Cairo, entre os Presidentes do Egito e da Argélia, respetivamente Abdel Fattah Al-Sissi e Abdelakader Ben Salah.
Este último deslocou-se à cidade capital egípcia para apoiar a seleção nacional argelina de futebol que jogava no mesmo dia contra a sua similar do Senegal, no quadro da final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2019.
Nessa ocasião, o Presidente argelino afirmou o "orgulho" do seu país relativamente às "excelentes e fraternas relações" que o ligam ao Egipto aos níveis estatal e popular.
Congratulou-se com as realizações do Egipto nos últimos anos, nos domínios da segurança, da estabilidade e do desenvolvimento.
Relativamente às questões regionais, ambas as partes levantaram várias questões, incluindo a crise na líbia, afirmou Ridha no comunicado.
Os dois chefes de Estado expressaram a sua satisfação pela coordenação existente entre os dois países sobre a questão líbia, como parte dos esforços tripartidos liderados pelos dois países, juntamente com a Tunísia.
Ambos perspetivam intensificar as suas consultas e trocas, do ponto de vista da situação na Líbia,nos próximos dias, com vista a alcançar uma solução política para a crise naquele país, a fim de chegaram a uma solução política para a paz e a segurança regionais, e porem termo a intervenções estrangeiras.
O Presidente argelino expôs igualmente a situação no seu país, afirmando que "as coisas ocorreram normalmente, de acordo com as disposições da Constituição".
Segundo o porta-voz da Presidência egípcia, Bessam Radhi, trata-se duma primeira visita ao exterior do Presidente Ben Salah.
-0- PANA YY/IN/DIM/DD 19julho2019