Egito reafirma apoio à ONU para sucesso da conferência de Berlim
Tripoli, Líbia (PANA) – O Egito reafirmou o seu apoio aos esforços do enviado da Organização das Nações Unidas na Líbia, Ghassan Salamé, para fazer do “processo de Berlim” um sucesso.
Em conversa telefónica com Salamé, o ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Sameh Choukri, sublinhou a necessidade de impedir qualquer bloqueio do processo político na Líbia.
Os dois homens discutiram sobre a evolução da crise líbia e esforços desdobrados para fazer com que o processo de Berlim encontre uma solução política que permita restabelecer a estabilidade na Líbia, indica um comunicado oficial egípcio.
As Nações Unidas preparam uma Conferência Internacional de Berlim (Alemanha) sobre a Líbia, em meados de janeiro próximo, para adotar um cessar-fogo, conter o fluxo das armas e relançar o processo político, em prelúdio a um acordo entre Líbios para resolver a crise.
No seu comunicado, o Ministério egípcio dos Negócios Estrangeiros indica que Choukri insistiu no “apoio total do Egito a Salamé na sua missão e no seu sucesso”, sublinhando “a importância de impedir que o processo político na próxima etapa não seja entravado pelas partes na cena líbia ou no exterior”.
O chefe da diplomacia egípcia exprimiu ao emissário da ONU os prejuízos a respeito da assinatura dos memorandos sobre a cooperação de segurança e a delimintação das fronteiras marítimas entre o Governo líbio de União Nacional e a Turquia.
Segundo o comunicado, Choukri e Salamé decidiram intensificar a comunicação entre eles até ao fim da crise líbia.
-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 04dez2019