Egito presente em reunião ministerial da UA sobre Sudão
Cidade do Cairo, Egito (PANA) – O ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Sameh Chokry, era esperado quinta-feira em Addis Abeba, na Etiópia, para presidir a uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países parceiros do Sudão, anunciou o Governo egípcio num comunicado.
Participam neste fórum a Etiópia, o Tchad, a República Democrática do Congo, a República Centroafricana, a Somália, a África do Sul, o Sudão do Sul, o Uganda, da Nigéria e da Eritreia, bem como o presidente da Comissão da União Africana (CUA), acrescentou a mesma fonte.
Segundo o porta-voz do ministério egípcio dos Negócios Estrangeiros, Ahmed Hafeth, citado na nota, a reunião convocada pelo Egito, que assume a presidência rotativa da União Africana (UA), realiza-se para concluir os esforços envidados no sentido de coordenar pontos de vista regionais a fim de criar um clima favorável a um diálogo entre diferentes atores da situação política no Sudão.
O objetivo, acrescentou o diplomata egípcio, é permitir a estes atores sudaneses chegarem a um entendimento sobre a gestão do período de transição.
O porta-voz egípcio acrescentou que a reunião reflete o desejo dos seus promotores de verem o Sudão preservar a sua unidade e a sua estabilidade.
O Egito trocou opiniões com todos os atores sudaneses antes de convocar a reunião, com o objetivo de os ajudar a chegarem a um acordo suscetível de salvaguardar as instituições do Estado e realizarem as aspirações do povo sudanês à segurança, à estabilidade e ao desenvolvimento, lê-se no comunicado.
-0- PANA YY/IN/IS/SOC/FK/DD 20junho2019