Egito prepara apoio à estabilidade na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - O ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Sameh Choukri, reiterou a disponibilidade do seu país de apoiar os esforços de estabilização da Líbia, após uma prolongada guerra civil.
Choukri falava num contacto telefónico segunda-feira com o seu homólogo líbia, Mohamed Taher Siala, na sequência de uma visita histórica de altos funcionários egípcios à capital líbia, Tripoli.
A conversa telefónica foi anunciada pelo porta-voz do Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed al-Gueblawi, que afirmou que o governante egípcio saudou "a recepção da delegação egípcia na capital, Tripoli, e confirmou a continuação da cooperação entre as duas partes".
O chefe da diplomacia egípcia desejou que "a visita (da delegação) seja um passo em frente nesta direção" da sua cooperação contínua, de acordo com a mesma fonte.
A delegação egípcia, que visitou Tripoli, no domingo, a primeira visita desde 2014 por altos funcionários egípcios, prometeu a reabertura da embaixada egípcia e o reinício das suas atividades, a partir de Tripoli, o mais rapidamente possível.
A delegação, que incluiu membros do Comité Nacional Egípcio sobre a Líbia, foi chefiada pelo general Aymen Badi, diretor do Departamento da Líbia e assistente do ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros e pelo embaixador Mohamed Abouaker.
O Ministério acrescentou que a reunião de domingo também "acordou em ultrapassar todos os obstáculos para assegurar a criação de condições apropriadas para que os dois povos irmãos possam comunicar, especialmente no que diz respeito ao reinício dos voos da Líbia para o aeroporto do Cairo.
O encontro decidiu igualmente a programação de uma série de reuniões entre peritos e especialistas dos dois países para alcançar os objetivos preconizados".
-0- PANA BY/JSG/SOC/DIM/IZ 29dez2020