Agência Panafricana de Notícias

Egito pede levantamento de proibição de exportação de produtos agrícolas para Europa

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O Egito pede à União Europeia (UE) para levantar a proibição de entrada na Europa de produtos agrícolas egípcios, na sequência da epidemia de gastroenterite provocada na Europa pela bactérie Escherichia Coli (E. Coli), declarou esta terça-feira em Bruxelas um porta-voz europeu, citando Shérif El-Beltagy, presidente do Conselho dos Exportadores Egípcios.

Para o Governo egípcio, os testes efetuados desde julho último sobre os produtos do país,nomeadamente (grãos com rebentos) mostraram que o Egito não é o foco da infeção resultante alegadamente do consumo de cereais com rebentos.

É preciso recordar que a UE se comprometeu a levantar as medidas de proibição contra o Egito, antes de outubro último e aumentar as encomendas das sementes com rebentos, logo depois de obter garantias de que não havia riscos de contaminação.

A epidemia de E. Coli tinha ceifado a vida de 47 pessoas das quais 46 na Alemanha e uma na Suécia, além de ter contaminado quatro mais de quatro mil outras na Europa e na América do Norte.

-0- PANA AK/SSB/IBA/CJB/DD 04out2011