Egito pede apoio de FMI para aplicar programa económico abrangente
Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - O Egito pede ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que o ajude a implementar o seu programa económico abrangente, tendo em conta o ambiente global em rápida mudança e as consequências da guerra na Ucrânia que colocam desafios nos países do mundo inteiro, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado divulgado quarta-feira, a Celine Allard, chefe da Missão para o Egito, disse que um conjunto de medidas macroeconómicas e estruturantes reduziria o impacto deste choque na economia egípcia, protegeria pessoas vulneráveis e preservaria a resiliência do Egito e as suas perspetivas de crescimento a medio prazo.
Para o efeito, ela realçou ações recentemente empreendidas pelas autoridades egípcias para estenderem a proteção social direcionada e implementarem a flexibilidade da taxa de câmbio.
O comunicado disse que a manuntençāo da flexibilidade da taxa de câmbio será essencial para absorver choques externos e preservar os amortecedores financeiros neste momento de incerteza. Políticas fiscais e monetárias prudentes também serão necessárias para preservar a estabilidade macroeconómica.
Os serviçoes do Fundo Monetário Internacional (FMI) está a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades egípcias para preparar discussões sobre programas para apoiar nossos objetivos comuns de estabilidade económica e crescimento a médio prazo sustentável, rico em empregos e inclusivo para o Egito, disse Allard.
-0- PANA MA/BAI/IS/MAR/DD 24março2022