Agência Panafricana de Notícias

Egito participa em conferência de Paris sobre Líbia

Cairo, Egito (PANA) – O ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Kamel Amr, lidera a delegação do seu país à conferência dos "amigos da Líbia" que se iniciou esta quinta-feira em Paris (França), anunciou uma fonte oficial no Cairo.

A mesma fonte indicou que o Egito aproveitará esta oportunidade para confirmar o seu apoio ao regresso da estabilidade e da segurança à Líbia e insistir no facto de que todas as partes líbias deverão cooperar para reconstruir o país e garantir a sua prosperidade e progressos.

Segundo um responsável egípcio, o encontro tem por objetivo resolver três principais pontos relativos à situação na Líbia, dos quais a obtenção dum maior reconhecimento internacional para o Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio como o representante legítimo dos Líbios.

Tratar-se-á igualmente de refletir sobre os meios de enfrentar os imensos desafios de segurança na Líbia e o desbloqueio dos haveres líbios no estrangeiro a fim de que possam ser utilizados para a reconstrução do país.

O Egito reconheceu o CNT como o único representante legítimo do povo líbio e apoia o apelo da Líba Árabe às Nações Unidas para a atribuição do assento da Líbia nesta organização universal ao CNT.

Uma delegação de alto nível do CNT esteve no Cairo esta semana para discutir sobre os meios de reforçar a cooperação entre o Egito e a Líbia nos domínios da segurança, da educação, da saúde e da energia.

Antes do levantamento líbio, o Egito tinha cerca de um milhão 500 mil dos seus cidadãos a trabalhar na Líbia.

Centenas de milhares de Egípcios fugiram da Líbia durante a guerra civil e ainda não se determinou o número daqueles que quererão regressar a este país da África do Norte, uma vez restabelecida a normalidade e a estabilidade internas.

O Egito ajudou os rebeldes líbios, principalmente através duma ajuda humanitária concedida a partir da sua fronteira ocidental com a Líbia.

A União Africana (UA) ainda não reconheceu o CNT, que controla doravante a maior parte da Líbia.

-0- PANA MI/SEG/FJG/JSG/IBA/FK/IZ 01set2011