Agência Panafricana de Notícias

Egito e União Europeia abordam situação na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A crise líbia esteve no centro de discussões que agruparam, segunda-feira à noite, no Cairo, o ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Sameh Choukry, e Federica Mogherini, alta representante para a Política Estrangeira e Segurança e vice-presidente da União Europeia (UE), revelou a imprensa líbia.

Numa declaração à imprensa, Choukry sublinhou que a sua reunião com Mogherini esteve centrada globalmente nas questões regionais de interesse comum, com destaque para a situação na Líbia e os resultados do diálogo de Skhirat.

Insistiu no facto de que "a crise líbia seja resolvida por um processo líbio conducente à estabilidade e à integridade territorial do país".

Ele sublinhou que a formação dum Governo de Unidade Nacional é uma prioridade para que um tal Governo possa fazer face a numerosos desafios, em particular, na realização da segurança e da estabilidade na Líbia e fazer face ao terrorismo.

Choukri acrescentou que as negociações com Mogherini incidiram igualmente sobre a crise síria, depois da sua ausência da reunião de Viena, que decorreu sexta-feira passada.

Ele assinalou que as duas partes estão a trabalhar para reforçar as relações e a retomada da cooperação entre o Egito e os mecanismos da União Europeia.

-0- PANA BY/BEH/MAR/IZ 04nov2015