Egito e Tchad analisam relações bilaterais
Cairo, Egito (PANA) - O chefe de Estado egípcio e presidente em exercício da União Africana, Abdel Fattah Al-Sisi, recebeu terça-feira à noite o seu homólogo tchadiano, Idriss Deby Itno, para avaliar as relações bilaterais entre os dois países e a necessidade de reforçar as concertações sobre as questões regionais e internacionais de interesse comum.
Segundo o porta-voz da Presidência egípcia, Bassam Ridha, o Presidente Al-Sisi reafirmou o desejo do Egito de reforçar as suas relações em todos os níveis com o Tchad, tomando em conta as relações de vizinhança estratégica que ligam os dois países, que têm também uma convergência de pontos de vista sobre várias questões.
Por seu turno, o Presidente tchadiano salientou a excelência das "fortes relações históricas" que ligam os dois países, sublinhando o desejo do seu país de tornar efetivo e desenvolver uma cooperação bilateral com o Egito, mesurando a importância do apoio do Cairo a favor de NDjamena.
Saudou o papel eficaz do Egito na cena africana à luz da sua presidência da União Africana e os "êxitos" registados pelas duas cimeiras de emergência organizadas pelo Egito sobre as situações no Sudão e na Líbia, para reforçar a busca de soluções políticas nestes dois países em crise, e realizar as aspirações dos seus povos.
Segundo o porta-voz egípcio, os dois chefes de Estado abordaram igualmente os meios de reforçar as relações bilaterais entre os dois países.
O Presidente Al-Sisi sublinhou a importância para o Egito de continuar a cooperação com “os seus irmãos no Tchad” para desenvolver competências graças à organização de sessões de formação pela Agência Egípcia de Parceria para o Desenvolvimento a favor dos quadros tchadianos em várias especialidades, nomeadamente na aréa de saúde.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/IZ 24abril2019