Agência Panafricana de Notícias

Egito e Sudão abrem posto fronteiriço de Ashkit-Qostol

Túnis, Tunísia (PANA) – O posto fronteiriço de Ashkit-Qostol, entre o Egito e o Sudão, é aberto esta quinta-feira, numa cerimónia assistida pelo primeiro Vice-Presidente do Sudão, general Bakri Hassan Saleh, e pelo primeiro-ministro egípcio, Ibrahim Mahlab.

Segundo responsáveis sudaneses, a abertura desta passagem fronteiriça contribuirá de forma importante para aumentar os investimentos para a região do norte e ajudar na abertura do maior mercado de consumo da região.

Ela contribuirá também para dimimuir o custo do transporte, abrindo a via para o Mediterrâneo e a gestão do movimento dos investidores entre os dois países, sem contar a facilidade oferecida na entrada dos trabalhadores egípcios no domínio agrícola, acrescentaram.

A abertura experimental do posto fronteiriço foi a 27 de agosto último, permitindo registar um movimento diário de centenas de pessoas nos dois sentidos, além da passagem de 40 a 50 camiões provenientes do Egito para o Sudão, carregados de produtos químicos, cimento, materiais de construção, frutas, equipamentos elétricos e móveis de casa.

Quase 25 camiões deixam diariamente, do seu lado, o Sudão com destino ao Egito cheios de carne congelada, gado e sésamo.

-0- PANA AD/IN/IS/FK/IZ 30abril2015