Agência Panafricana de Notícias

Egito e ONU condenam ataque terrorista de Tobruk na Líbia

Túnis, Tunísia (PANA) - A Organização das Nações Unidas (ONU) e o Egito condenaram terça-feira "a explosão terrorista" ocorrida num hotel em Tobruk, no leste da Líbia, durante uma sessão de trabalho do Parlamento líbio.

"Este incidente criminoso traduz a vontade dos grupos armados extremistas de manchar a legalidade na Líbia representada pelo Parlamento eleito e pelo Governo, tentando fazer abortar os esforços internacionais para relançar o diálogo nacional", refere um comunicado do Ministério egípcio dos Negócios Estrangeiros.

A nota reafirma o apoio total do Egito às instituições legais na Líbia e aos esforços consentidos por este país vizinho para restabelecer a sua segurança e estabilidade.

Por seu turno, a Missão da ONU de Apoio na Líbia também condenou "vigorosamente o ataque terrorista que visou um hotel em Tobruk em plena sessão de trabalho do Parlamento líbio".

Está prevista para 5 de janeiro próximo uma ronda do diálogo nacional na Líbia sob a égide do enviado especial da ONU no país, Bernardo Leon, mas os últimos desenvolvimentos no terreno e a frustração das rondas anteriores parecem ameaçar o êxito do próximo encontro, igualmente tornado pouco provável pela escalada da violência e da anarquia que grassam no pais.

-0- PANA AD/IN/IS/SOC/MAR/IZ 31dez2014