Agência Panafricana de Notícias

Egito disposto a partilhar sua experiência no setor petrolífero com países africanos

Cairo, Egito (PANA) – O Egito colocou-se à disposição dos países africanos que acabam de descobrir petróleo, para cooperar e partilhar a sua experiência em matéria de assinatura de contratos em pesquisa, prospeção e produção, bem como na execução de grandes projetos petrolíferos.

Essa disponibilidade foi manifestada pelo ministro egípcio do Petróleo e Recursos Mineiros, Tarek Malaa, durante um encontro, sexta-feira à tarde, no Cairo, com o vice-presidente do Banco Mundial (BM) para as Infraestruturas, Mokhtar Diop.

Nesta reunião, as duas partes passaram em revista a situação das infraestruturas básicas no setor do petróleo e os progressos registados, indica um comunicado oficial.

A nota refere que os dois homens analisaram também como fazer com que os países africanos beneficiem da experiência do Egito, quando este se tornar, brevemente, num Centro Regional de Comércio e Troca do Gás e Petróleo.

Segundo o comunicado, que cita o ministro Tarek Malaa, o Egito, ''sob a direção do Presidente Abdel Fatteh Al-Sissi, prioriza a cooperação com os países africanos, nomeadamente, na perspetiva da presidência do Egito na União Africana''.

O governante egípcio reafirmou a importância de conceder um apoio total à cooperação com os países africanos no interesse comum das duas partes.

-0- PANA YY/IN/JSG/CJB/IZ 15dez2018