Agência Panafricana de Notícias

Egito aumenta preço de importações de gás para Israel

Cairo, Egipto (PANA) - Israel vai pagar mais caro as suas importações de gás do Egito, segundo um novo contrato redigido pelo ministro dos Petróleos egípcio, Abdullah Ghorab.

Ghorab disse terça-feira à imprensa local que vai finalizar em breve a redação do novo contrato que inclui uma importante alta dos preços, que não precisou.

Segundo o ministro, os novos preços serão compatíveis com os padrões do mercado, todavia sem dar explicações suplementares.

As importações de gás egípcio foram interrompidas desde a destituição do Presidente Hosni Mubarak em fevereiro, devido a uma série de ataques contra o gasoduto na região fronteiriça do Sinai pelos opositores à venda de gás ao Estado hebráico.

Estes abastecimentos de gás permaneceram suspensos após o último ataque contra o gasoduto em setembro último no Sinai.

A administração militar interina no Egipto tentou negociar os termos do acordo sobre o gás, considerando que o último acordo assinado sob a administração de Mubarak fixava preços inferiores aos do mercado.

O Egipto procura também renegociar os preços das exportações de gás para a Jordánia, igualmente interrompidas devido a ataques.

-0- PANA MI/SEG/NFB/JSG/CJB/TON 05out2011