Egito atribui grande importância a África, diz diplomata
Cidade do Cairo, Egito (PANA) – O Egito atribui uma grande importância ao continente africano, afirmou quarta-feira, na cidade do Cairo, o ministro egípcio do Ensino Superior e Pesquisa Científica, Khaled Abdel Ghaffar.
O governante fez esta declaração quando participava na cerimónia de saída da 16.ª promoção da Universidade Senghor de Alexandria, no Egito, na presença da secretária-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Louise Mushikiwabo.
Ghaffar anunciou que iniciativas estão curso para a construção duma nova sede da Universidade na cidade de Alexandria, dotada duma cidade residencial para estudantes, como contribuição para a realização dos Objetivos da Agenda de Desenvolvimento da União Africana de 2063.
O governante egípcio exprimiu o seu desejo de ver os membros da nova promoção participarem, com a sua experiência e trabalho, no processo do desenvolvimento dos seus respetivos países.
Do seu lado, o reitor da Universidade de Alexandria, Hami Hilal, afirmou que o objetivo da sua instituição é dotar de competências necessárias e de excelência quadros nacionais africanos.
Frisou que a Universidade possui dez seções, criadas em colaboração com as universidades do Benin, do Burkina Faso, da Côte d’Ivoire, do Djibuti, de França, da Áustria, da Guiné Conakry, de Marrocos, do Senegal e do Togo.
A Universidade Internacional Francesa para o Desenolvimento em África “Universidade Senghor“ de Alexandria, cuja sede está na cidade do mesmo nome, no Egito, foi criada e aberta em 1990.
Ela acolhe professores e estudantes dos países francófonos interessados por questões africanas, assinala-se.
-0- PANA YY/IN/BEH/FK/DD 8maio2019