Cairo, Egito (PANA) – O Egito acompanha atentamente, com muito interesse, os eventos que se aceleram no Sudão, país irmão, neste período decisivo da sua história moderna”, indicou o ministério egípcio dos Negócios Estrangeiros.
Num comunicado divulgado quinta-feira,, em reação à tomada de poder pelo Exército sudanês que destitiu, no mesmo dia, o Presidente Omar El Bashir, o ministério afirmou “o apoio total do Egito às escolhas do povo sudanês irmão e à sua vontade de determinar o futuro do seu país neste importante período.
Manifestou a posição constante do Egito do respeito total pela soberania do Sudão.
Exprimiu a confiança total do Egito na capacidade do povo sudanês e do seu Exército Nacional para ultrapassar este período decisivo e os desafios que se apresentam face ao país.
Afirmou a sua determinação constante a manter as relações autênticas entre os dois povos do Delta do Nilo que têm um destino comum.
O ministério egípcio dos Negócios Estrangeiros apelou à comunidade internacional para apoiar a escolha do povo sudanês e tudo o que for objeto de acordo neste período histórico, exortando os “países irmãos e amigos” a ajudarem o Sudão a realizar uma transição pacífica para um futuro melhor”.
-0- PANA YY/IN/BEH/SOC/MAR/DD 12abril2019