Agência Panafricana de Notícias

Egito apoia guerra contra terrorismo na Líbia, diz seu porta-voz

Tripoli, Líbia (PANA) – O Egito apoia a ação contra o terrorismo na Líbia e a legitimidade da Câmara dos Representantes (Parlamento líbio reconhecido internacionalmente), declarou segunda-feira o porta-voz do ministério egípcio dos Negócios Estrangeiros, Ahmed Abou Zeid.

Citado num comunicado, Zeid sublinhou que "fazer face ao terrorismo na Líbia constitui uma prioridade, em particular para os países vizinhos, pois o terrorismo na Líbia representa uma ameaça direta à sua segurança nacional".

Condenou a propagação do terrorismo pela Líbia e o controlo de vastas províncias do país por grupos terroristas devido à ausência duma ação forte da comunidade internacional.

O comunicado afirma que este atraso suscita dúvidas sérias quanto aos seus motivos que alguns vêem como voluntários com o fito de propagar o caos e impedir o poder legítimo de exercer o seu controlo no país.

O porta-voz expressou igualmente a preocupação do Egito relativa ao atraso registado na assinatura dum acordo político final entre as partes líbias, apesar da anuência e a Câmara dos Representantes da Líbia e de um certo número de outras forças políticas sobre o texto de acordo das Nações Unidas, a 11 de julho último.

Ahmed Abou Zeid precisou que o Egito espera das Nações Unidas e dos países influentes no oeste da Líbia para cumprir com o seu papel de promover a aplicação do acordo com vista à formação dum Governo de Unidade Nacional, em vez de esperarem demasiado pelas partes hesitantes que minam a aplicação deste acordo político.

-0- PANA BY/TBM/FK/DD 21set2015