Trípoli, Líbia (PANA) - O Egito manifestou o seu forte apoio aos esforços do Conselho Presidencial líbio para criar um clima propício à realização das eleições legislativas e presidenciais a fim de pôr fim à atual crise na Líbia, soube a PANA de fonte oficial.
O anúncio foi feito pelo Presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sissi, durante uma reunião quunta-feira com o presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed al-Manfi, à margem da Cimeira Estados Unidos/África em Washington, nos Estados Unidos, refere um comunicado oficial líbio.
Segundo a mesma fonte, os dois interlocutores debateram também a evolução da situação política na cena líbia.
Atualmente, sob a égide do representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Abdoulaye Bathily, estão a ser envidados esforços para se relançar o processo eleitoral após o adiamento das eleições de dezembro de 2021, que mergulhou o país num impasse.
Esta situação resultou na existência de dois governos rivais, alimentando assim a tensão e exacerbando a polarização política no país.
Por sua vez, o presidente do Conselho Presidencial da Líbia elogiou "os grandes esforços feitos pelo Egito, liderado pelo Presidente Abdel Fattah al-Sissi, com o objetivo de alcançar a estabilidade na Líbia, à luz das relações fraternas e da história que unem os dois países irmãos.
-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 16dez2022