Egito alberga primeiro fórum africano sobre luta contra corrupção
Cidade do Cabo, Egito (PANA) – O Egito acolhe, de 12 a 13 de junho corrente, o primeiro Fórum Africano sobre a Luta contra a Corrupção, por iniciativa do Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, soube a PANA de fonte oficial.
A iniciativa foi tomada em janeiro de 2018 pelo Presidente al-Sissi, quando liderava a delegação do seu país à cimeira da União Africana (UA).
O fórum visa encorajar os países africanos a adotarem políticas e programas de trabalho que permitam a erradicação da corrupção e favorecer uma consciência comum entre todas as partes do continente sobre os perigos que representa este flagelo, nomeadamente em relação aos esforços de desenvolvimento e de modernização
Nele participarão ministros africanos da Justiça e do Interior, presidentes das instâncias de luta contra a corrupção e representantes dos serviços de luta contra bens mal adquiridos, entre outros responsáveis de alto nível.
O programa do fórum prevê cinco sessões em dois dias, logo depois da sessão de abertura durante a qual discursará o Presidente egípcio.
Após o discurso, será projetado um filme documentário sob o lema “África na Via do Desenvolvimento”.
O Fórum será a oportunidade, para os países africanos, de dialogarem, trocarem impressões sobre conhecimentos e experiências, e sensibilizarem-se às medidas e experiências nacionais para fazerem face à corrupção, conforme compromissos continentais e internacionais.
Também refletirão sobre como desenvolver as competências dos recursos humanos sob diferentes aspetos da luta contra a corrupção.
Segundo índices internacionais, África perde anualmente quase 50 biliões de dólares americanos, devido à corrupção e a movimentos de capitais ilegais.
Participarão no fórum 51 países africanos e quatro países árabes e asiáticos como convidados, precisamente a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, a Jordânia e o Kuwait.
-0- PANA YY/IN/TBM/SOC/FK/DD 11junho2019