Agência Panafricana de Notícias

Egipto tenta reconciliar facções palestinas

Cairo- Egipto (PANA) -- O Governo egípcio convidou as facções palestinas, bem como o Presidente palestino Mahmoud Abbas e o líder exilado do Hamas Khaled Mashaal para uma conferência aprazada para 22 de Fevereiro corrente para as reconciliar.
Esta conferência decorrerá numa altura em que prevalece um cessar- fogo precário que pôs termo a 22 dias de ofensiva militar israelita que arruinou a Faixa de Gaza e fez mil 300 mortos.
Segundo autoridades egípcias, haverá comissões separadas criadas por diplomatas egípcios a fim de ajudar na resolução dos desacordos entre o Hamas e o Fatah, ambos dois principais partidos palestinos.
O Egipto tem a esperança de reunir os territórios palestinos divididos politicamente, onde o Hamas dirige Gaza, ao passo que o Fatah controla a Cisjordânia.
As comissões vão igualmente tentar elaborar um acordo sobre a formação de um governo de união que possa permitir o levantamento do isolamento da Faixa de Gaza por Israel.
Em Novembro de 2008, o Hamas fez fracassar uma tentativa agípcia de relançar o diálogo inter-palestino, ameaçando não sentar-se na mesma mesa do que Mahmoud Abbas enquanto as suas forças reprimiam partidarios do Hamas na Cisjordânia.