Agência Panafricana de Notícias

Egipto tenta impor cessar-fogo em Gaza

Cairo- Egipto (PANA) -- O Presidente egípcio, Hosni Mubarak, reuniu-se com o seu homólogo francês, Nicolas Sarkozy, na estação balnear de Charm El Cheikh no quadro dos seus esforços para pôr termo à ofensiva do Exército israelita contra Gaza.
O Egipto permanece um medianeiro activo entre Israel e os Palestinianos, mas perdeu muito da sua influência regional.
O país engajou-se em tentativas diplomáticas para pôr termo ao conflito, sem êxito, pois a guerra prossegue na Faixa de Gaza.
Terça-feira, 11º dia da ofensiva israelita, mais de 550 Palestinianos foram mortos e quase três mil feridos nos ataques terrestres e bombardeamentos israelitas contra a pequena faixa mediterrânea, no que o Exército israelita denomina "uma guerra que poderá prolongar-se com vista a livrar Gaza dos terroristas do Hamas".
De acordo com a agência egípcia de notícias MENA, Sarkozy e Mubarak discutiram esforços em curso para ajudar a obter um cessar-fogo imediato em Gaza.
Os dois Presidente evocaram igualmente a necessidade de restabelecer a calma entre os Israelistas e os Palestinianos, por forma a tornar possível a retoma das negociações de paz com vista à criação dum Estado palestiniano.
As negociações estão paralisadas desde que o Hamas tomou o poder em eleições democráticas em Janeiro de 2007.
O Presidente Sarkozy, que está a efectuar uma digressão relâmpago pelo Médio-Oriente, deslocou-se a Israel e à Palestina segunda-feira para se reunir com o Presidente Palestiniano Mahmoud Abbas e com o primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert.
Domingo à noite, o alto representante da Política Estrangeira da União Europeia (UE), Javier Solana, chegou igualmente ao Egipto para se juntar a uma delegação da UE, em discussões com os responsáveis egípcios.
Durante os encontros com diplomatas europeus, segunda-feira em Charm El-Cheikh, o Presidente egípcio reafirmou que o seu país se engajou- firmemente a alcançar um cessar-fogo imediato em Gaza.