Agência Panafricana de Notícias

Egipto propõe data para discussões interpalestinas

Cairo- Egipto (PANA) -- O Governo egípcio, facilitador chave do diálogo entre diferentes grupos palestinos, propôs a data de 22 de Fevereiro próximo como eventual prazo para a retomada das discussões com vista à reconciliação interpalestina, declarou quinta-feira o ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Ahmed Aboul Gheit.
Em conferência de imprensa, o chefe da diplomacia egípcia anunciou que o governo do seu país deverão continuar a envidar os seus esforços no quadro da mediação.
"Convidaremos os grupos palestinos.
Pensamos conseguir atingir este objectivo durante ou no final da terceira semana de Fevereiro", disse.
A Frente Democrática para a Libertação da Palestina informou num comunicado que o medianeiro e chefe dos serviços de segurança egípcios, Chief Omar Suleiman, sublinhou a importância de preparar o clima para o diálogo nacional global a 22 de Fevereiro.
Ilal Kassem, um dos responsáveis da Frente de Libertação da Palestina, confirmou igualmente a data no Al-Ahyat, jornal panárabe baseado em Londres, na Inglaterra.
O Egipto, a Arábia Saudita e a União Europeia consideram a reconciliação palestina como uma etapa chave nos esforços para o levantamento do bloqueio de Gaza pelo Egipto e por Israel, bem como para uma possível retomada das negociações de paz entre Israel e a Palestina.