Agência Panafricana de Notícias

Egipto estrói túneis de contrabando conducentes a Gaza

O Cairo- Egipto (PANA) -- Pelo menos seis túneis de contrabando foram destruídos pelas forças de segurança e pela polícia egípicas, ao longo da fronteira com Gaza (enclave palestino), noticiou quarta- feira a Agência de Notícias Egípcia (MENA).
Estes túneis eram utilizados para a introdução clandestina de produtos nesse território palestino.
As forças de segurança destruíram estes túneis utilizados para encaminhar combustível e généros alimentícios para Gaza, segundo a fonte que não precisou quando os mesmos foram descobertos e destruídos.
Segundo fontes concordantes, os túneis foram destruídos juntamente com materiais construção, peças sobressalentes de automóvel, vestuários e bonecas encontrados lá.
Estes objectos destinados à Faixa de Gaza, sujeita a um bloqueio económico imposto por Israel na sequência da tomada, em Julho de 2007, pelo movimento islamita palestino, Hamas, do controlo total deste pequeno território banhado pelo Mar Mediterrâneo.
As autoridades israelitas continuam a pedir ao Egipto para fazer tudo a fim de pôr fim ao tráfico clandestino de produtos destinados a Gaza que, segundo as suas palavras, permite igualmente aos militantes do Hamas comprarem armas.
O Cairo declarou no entanto não ter encontrado paióis de armas nestes túneis desde o fim da ofensiva do Exército israelita contra Gaza em Janeiro último.