Agência Panafricana de Notícias

Egipto convida Israel e grupos palestinos para discussões

Cidade do Cairo (PANA) -- No quadro dos seus esforços para salvaguardar o cessar-fogo que pôs termo a três semanas de confrontos na Faixa de Gaza, o Egipto convidou Israel e os grupos palestinos na Faixa de Gaza para outras negociações.
Este convite, formulado pelo ministério egípcio dos Negócios Estrangeiros, acontece depois de um encontro internacional de vários líderes do planeta domingo último em Charm el-Cheikh (Egipto), destinado a consolidar o fim da guerra lançada pelo Estado judeu na Faixa de Gaza.
O porta-voz do mnistério egípcio dos Negócios Estrangeiros, Hossam Zaki, disse,num comunicado a que a PANA teve acesso, que reuniões separadas com as duas partes implicadas na guerra na Faixa de Gaza estão previstas para 22 de Janeiro corrente no Cairo, a capital egípcia.
Embora os confrontos tenham parado, com a cessação das hostilidades por Israel e pelo movimento radical do Hamas, que proclamam cada sua vitória, a presença contínua das tropas israelitas no interior da Faixa de Gaza faz recear uma retomada das violências.
O Exército israelita anunciou a sua retirada de Gaza, mas advertiu que isto precisará de muito tempo.
A ofensiva militar começou a 27 de Dezembro de 2008, tendo feito mais de mil 200 mortos palestinos e mais de cinco mil feridos.
Pelo menos 13 israelitas pereceram, dos quais três civis, no quadro duma ofensiva que o Estado hebraico justifica pela vontade de fazer cessar o lançamento de mísseis do Hamas para o sul do seu território.
As discussões entre Israel e as facções palestinas deverão desembocar num acordo de cessar-fogo duradouro, uma proposta apresentada pelo Presidente egípcio, Hosni Mubarak, e pelo seu homólogo francês, Nicolas Sarkozy, a 6 de Janeiro corrente.