Agência Panafricana de Notícias

Egipto congratula-se com evolução de discussões com Hamas

Cairo- Egipto (PANA) -- O Egipto declarou segunda-feira progredir nas suas negociações com o movimento islamita palestino do Hamas para um eventual acordo de cessar-fogo com Israel com vista a pôr termo à guerra em Gaza, de acordo com a Agência Oficial de Notícias (MENA).
Os representantes do Hamas permaneceram no Cairo, segunda-feira, enquanto os diplomatas continuam a tentar encontrar um acordo de cessar-fogo e os massacres prosseguem no interior de Gaza na sequência da ofensiva israelita terrestre e marítimas, de acordo com a fonte.
A MENA indica que o chefe de segurança, Omar Suleiman, e uma delegação do Hamas se reuniram no Cairo, domingo último, uma iniciativa "positiva" com vista à conclusão dum acordo.
Suleiman teria reiterado os pontos essenciais avançados pelo Presidente egípcio, Hosni Mubarak, e o seu homólogo francês, Nicolas Sarkozy, a favor dum cessar-fogo imediato, uma nova trégua com Israel e uma reconcialiação entre o Hamas e o Fatah, sendo o segundo o movimento do Presidente palestino Mahmoud Abbas.
Contudo, os analistas duvidam que as negociações desemboquem num cessar-fogo nas próximas 48 horas, depois de Israel ter anunciado que a sua ofensiva militar acaba de entrar na sua terceira fase.
Desde o início da guerra, a 27 de Dezembro último, mais de 900 Palestinianos, maioritariamente civis, morreram e mais de quatro mil outros ficaram feridos.