Agência Panafricana de Notícias

Egipto assegura liderança do Grupo C do CAN 2010

Luanda- (Angola) -- O Egipto, actual bicampeão africano em título, garantiu terça-feira o comando do Grupo C da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações em futebol (CAN Orange Angola 2010) com três pontos, graças à sua vitória folgada de 3-1 sobre a Nigéria.
A partida que abriu a primeira jornada do Grupo C foi disputada no Estádio Nacional de Ombaka, na cidade angolana de Benguela (litoral centro), sede deste Grupo em que evoluem também as selecções de Moçambique e do Benin.
Liderados pelo capitão Ahmed Hassan, os "Faraós" egípcios não tiveram grandes dificuldades para reverter a desvantagem madrugadora que viviam desde o 11º minuto quando os "Super Águias" da Nigéria inauguraram o placard por intermédio de Obasi.
Diante duma assistência de cerca de 30 mil espectadores, os campeões em título demonstraram força anímica suficiente para, com a sua técnica, resistir ao porte físico do adversário e à alta temperatura que se fazia sentir na cidade de Benguela (cerca de 30 graus centígrados).
Pouco tempo depois de o atacante nigeriano Uche ter desperdiçado uma oportunidade de golo, a defesa do Egipto fez um passe comprido para o avançado Emad Meteeb que, aproveitando uma falha dos centrais contrários, ultrapassou o guarda-redes Enyeama e restabeleceu a igualdade (aos 35 minutos), resultado com que se chegou ao intervalo.
No reatamento, foram os Nigerianos que deram os primeiros sinais de perigo com incursões de Obasi na direita do seu ataque e Obi Mikel, na área egípcia, mas sem sucesso.
Aos 50 minutos, Ahmed Hassan desfez-se de dois adversários e assistiu Ahmed Fathi que não tirou maior proveito do lance ao deixar-se desarmar por um adversário, mas, quatro minutos depois, o capitão colocou o Egipto à frente do marcador com um remate à entrada da grande área adversária.
Daí em diante, os egípcios estiveram melhor com o veterano defesa-central Gomaa, de 34 anos de idade, a não permitir que os passes perigosos de Mikel chegassem a Yakubo e Uche, que quase não foram vistos no segundo tempo.
Kanu ainda entrou para tentar emprestar maior dinâmica ao ataque nigeriano, mas não conseguiu.
Para piorar a situação da Nigéria, o seleccionador Hasan Shahata "lançou" para o lugar de Hosni o médio Mohamed Gedo, que viria a marcar a cinco minutos do fim dos 90 regulamentares, fixando o resultado final em 3-1.
Com este resultado, os Egípcios instalaram-se folgadamente no topo do Grupo C seguidos pelos Beninenses que, na segunda partida do Grupo disputada no mesmo estádio, consentiram um empate de 2-2 depois de estarem a ganhar por 2-0 até ao minuto 29.