Egípcio Mohamed Salah e Senegalês Sadio Mané disputam Prémio da FIFA
Dakar, Senegal (PANA) - O Egípcio Mohamed Salah e o Senegalês Sadio Mané, ambos do clube inglês do Liverpool FC (Primeira Liga) figuram na lista dos 11 jogadores finalistas do prémio "The Best" da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Os dois colegas de equipa dos « Reds », detentores de dois títulos de Melhor Jogador Africano (em 2017 e 2018 para o primeiro) e um (em 2019 para o último), estão em boa companhia, nomeadamente com o seu companheiro no Liverpool, Virgil van Dijk, e os jogadores de Paris Neymar e Mbappé, bem como também Cristiano Ronaldo e Lionel Messi que, que conquistaram todas as “Bolas de Ouro” de 2009 a 2018.
No entanto, o grande favorito ao título, neste ano em que, devido ao coronavírus (covid-19), a Bola de Ouro, a mais prestigiosa recompensa individual em futebol, não será entregue, continua a ser o Polaco Robert Lewandowski.
Com o seu clube alemão do Bayern, este último ganhou tudo este ano com a Liga Europeia dos Campeões e alinhou estatísticas surpreendentes, o que, aliás, lhe valeu já ter obtido o Prémio UEFA.
A lista de 11 candidatos será reduzida para três finalistas, a 11 de dezembro próximo, na sequência das votações dos treinadores e capitães de todas as equipas nacionais, de jornalistas e adeptos.
E a entrega dos prémios está prevista para 17 de dezembro de 2020.
Serão igualmente recompensados, durante esta cerimónia, a melhor futebolista do ano (com cinco jogadoras de Lyon, campeãs da Europa, na pré-seleção) e o melhor treinador (com Zinédine Zidane do Real Madrid, Hansi Flick do Bayern Munich e Marcelo Bielsa do Leeds na Primeira Liga como os principais concorrentes).
-0- PANA BKN/IS/FK/IZ 25nov2020