Agência Panafricana de Notícias

Eeleições locais e regionais abrangem mais de 40 municípios do Níger

Niamey, Níger (PANA) – A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) no Níger decidiu prorrogar as eleições locais e regionais nesta quarta-feira em cerca de quatrenta municípios do país onde elas não se realizaram terça-feira última, devido à indisponibilidade do material eleitoral, segundo o presidente da referida instituição, Ghousmane Abdourahamane.

Ele disse que as operações de voto deverão decorrer quarta-feira em 35 municípios da região de Maradi (leste de Niamey), em cinco municípios da região de Tahoua (nordeste de Niamey), no município de N'Gourti para a região de Diffa (extremo sudeste do Níger) e nos municípios de Gangara e Doungas para a região de Zinder (sudeste do país).

Para Abdourahamane, "estas dificuldades estão essencialmente ligadas ao atraso no encaminhamento do material eleitoral para as regiões do país, aos problemas financeiros e à falta de combustível, devido à lentidão dos processos de desembolso do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Regiões do país, como Maradi, registaram mais perturbações na organização do escrutínio, pois apenas 12 dos 47 municípios votaram, indica-se.

Segundo uma testemunha desta região, Sanoussi Tambari Jackou, chefe do Partido Nigerino para a Autogestão (PNA/Aloumat), os eleitores no departamento de Dakoro (em Maradi) ficaram à espera, todo o dia, em vão, do encaminhamento do material eleitoral.

"Esperámos ontém, todo o dia, a chegada do material eleitoral que não chegou, é só hoje que este material chegou, é preciso proceder à repartição deste material antes do início das operações de voto. O voto teve lugar de modo calamitoso ou não teve lugar terça-feira, o que foi mostrado em Niamey, é simplesmente um tipo de ação de charme destinada aos observadores internacionais ou doadores de fundos ", acrescentou Jackou.

O PNUD lidera a lista dos doadores de fundos que participam no financiamento do Projeto de Apoio ao Processo Eleitoral no Níger (PAPEN) num montante global de 30 biliões de FCFA (mais de 60 milhões de dólares americanos).

-0- PANA AH/TBM/IBA/CJB/DD 12Jan2011