Agência Panafricana de Notícias

Educação para Todos tributária da luta contra HIV, diz ONUSIDA

Dakar- Senegal (PANA) -- A sida constituirá um obstáculo à realização do objectivo "Educação para Todos (EPT)" se os esforços contra a doença no sector educativo fracassarem, declarou terça-feira a directora do ONUSIDA para a África Ocidental e Central, Grunuzky Meskerem Békélé.
Falando em conferência na capital senegalesa, Dakar, Békélé indicou haver uma interdependência mútua entre promover os objectivos mundiais de EPT e derrubar a tendência da epidemia da sida uma vez que, explicou, sem educação, a expansão da doença vai continuar.
Segundo ela, o sistema de educação deve responder à sida mas não de maneira marginal, porque esta doença reduz a qualidade da educação devido aos constrangimentos que impõe no material didáctico, nos recursos humanos e na saúde dos alunos.
"Será preciso transmitir aos jovens nas escolas o conhecimento e a coragem que lhes permitam combater a sida, proteger-se e assistir os membros da sua comunidade que vivem com o HIV", disse.
No entender de Békélé, trata-se de desafios enormes mas não insuperáveis.
"O mundo de hoje é um mundo com sida e deve igualmente ser um mundo onde as crianças recebem a educação de que necessitam para garantir o seu futuro", insistiu Békélé.