Agência Panafricana de Notícias

Economistas tunisinos mobilizam-se para apoiar economia do seu país

Túnis, Tunísia (PANA) – Um grupo de economistas tunisinos lançou um « Manifesto dos 200 » sob o lema « Invest in Democracy (Invista na democracia)" para apoiar a Tunísia, nas vésperas da sua participação no G-8 (Grupo dos oito países mais industrializados do mundo) previsto para 26 a 27 de maio em Deauville (França).

O Manifesto dos 200 foi assinado por personalidades de vários países, incluindo universitários, banqueiros, economistas, industriais, empresários, responsáveis de imprensa, dirigentes de diversos domínios e homens políticos.

« O povo tunisino está claramente consciente de que a instauração de instituições democráticas será o único meio de contrariar os perigos que se colocam a meio e longo prazos e mais do que nunca confiantes nas perspetivas de desenvolvimento económico da Tunísia”, sublinha o documento.

« As oportunidades de investimento, as restruturações, o nível de qualificação da mão-de-obra, o controlo das novas tecnologias e a proximidade geográgica com a Europa constituem fatores que fazem da Tunísia um parceiro económico que partilhará, doravante, com a Europa, os mesmos valores democráticos e de transparência », lê-se no memorando.

O documento indica ainda que a Tunísia, convidada para o G-8, será nos anos futuros "um dos centros económicos mais atrativos do Mediterrâneo" e que, por isso, este é o "melhor momento" de participar ativamente na construção deste futuro.

-0- PANA FA/BY/AAS/SOC/MAR/DD 13maio2012