Agência Panafricana de Notícias

Economia mauritana regista 3,1 porcento de taxa de crescimento em 2015

Nouakchott, Mauritanie (PANA) - O Produto Interno Bruto (PIB) da Mauritânia registou respetivamente uma taxa de crescimento de 3,1 porcento e 4,2 porcento fora das indústrias extrativas, segundo dados oficiais fornecidos pelo primeiro-ministro mauritano, Yahya Oukd Hademine.

Numa declaração de política Geral (DPF) lida terça-feira última, Hademine disse que, para o amo de 2016, as perspetivas de crescimento se estimam em 5,2 porcento em valor real.

"A taxa de crescimento do ano de 2016 foi atingido num ambiente económico difícil, nomeadamente um contexto de baixa geral das votações internacionais dos produtos mineiros, como o ferro, cuja extração contribui com cerca de um terço para os recursos orçamentais da Mauritânia", prosseguiu.

O regresso a um crescimento mais sustentado em 2016 justifica-se pela redinamização do setor da construção e das obras públicas, da extração do ferro bruto do projeto GUELB II, que levantará a produção da Sociedade Nacional Mineira (SNIM) a 16 milhões de toneladas de minérios do ferro produzidas em 2015, de acordo com o chefe de Governo mauritano.

-0- PANA SAS/TBM/SOC/DD 06jan2016