Economia do Botswana cresce 4,5% em 2018
Gaborone, Botswana (PANA) – O Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, anunciou um crescimento económico de 4,5 porcento em 2018, contra 2,9 porcento em 2017.
Segundo ele, este aumento significativo foi acelerado pelos setores do transporte e comunicações, das minas e hidráulica, mas também da energia, apesar de uma diminuição do valor acrescentado nos domínios da água e da eletricidade no quarto trimestre de 2018.
O Presidente Masisi fez este anúncio no seu discurso sobre o Estado da Nação, segunda-feira, em Gaborone.
A regressão dos setores da água e da eletricidade é imputada à interrupção de máquinas na central elétrica de Morupule B, o que provocou uma desaceleração da produção doméstica e um aumento da procura da eletricidade importada, disse.
Para o Presidente Masisi, a economia deverá, segundo as previsões, aumentar em média 4,4 porcento a médio prazo. Mais precisamente, a economia deverá registar respetivamente uma melhoria de 4,4 e de 3,6 porcento, em 2019 e 2020.
De acordo com o líder tswanês, as perspetivas positivas a médio prazo são reforçadas por um crescimento antecipado dos setores não mineiros.
No setor não mineiro, o comércio, os hotéis e restaurantes, o banco e as finanças, bem como o transporte e comunicações deverão contribuir positivamente para o crescimento económico.
-0- PANA MS/MA/NFB/JSG/FK/IZ 19nov2019