Agência Panafricana de Notícias

EAC e Interpol cooperam na área da segurança

Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) - A Polícia Internacional (Interpol) e a Comunidade da África Oriental vão assinar em breve um protocolo de acordo na sequência da conclusão das suas negociações sobre um quadro de cooperação para garantir a segurança na região leste do continente.

Segundo o Secretariado da EAC sediado em Arusha, na Tanzânia, a conclusão deste acordo vai acelerar a aplicação das decisões da EAC no quadro da Organização para a Cooperação entre os chefes da Polícia da África Oriental (EAPCCO).

O secretário-geral da EAC, Richard Sezibera, sublinhou a disposição dos Estados parceiros a cooperar com a Polícia Internacional no âmbito da realização dos objetivos da EAC.

Sezibera deu esta garantia durante o seu encontro com o diretor da Interpol, Roland K. Noble, quarta-feira, à margem da 81ª Assembleia Geral da Interpol em Roma, na Itália.

"Enquanto a integração da EAC se estende e aprofunda, com o reforço das liberdades através da implementação do Protocolo sobre o mercado comum, os elementos negativos como a criminalidade transfronteiriça tornam-se cada vez mais sofisticados e devem ser combatidos de modo resoluto", sustentou Sezibera.

Assim, disse, o papel de Interpol torna-se essencial para completar as intervenções estratégicas de paz e de segurança da EAC.

As negociações entre a Interpol e a EAC iniciaram-se em 2009, com o objetivo de maximizar as competências e vantagens das duas organizações na manutenção da segurança na região da EAC.

-0- PANA AR/SEG/FJG/TBM/IBA/CJB/IZ 09nov2012